Sobre RuneScape.





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                                                            sobre RuneScape

 História do RuneScape abrange cinco eras distintas (cerca de pouco mais de 12,000 anos no total). As transições entre as eras são feitas quando ocorrem eventos importantes, como a descoberta da essência da runa. Atualmente, estamos no ano 169 na Quinta Era, e parece ter sido este ano dentro do jogo desde o seu lançamento.
Embora a história do mundo como o conhecemos comece na Primeira Era com a chegada de Guthix, essa dimensão já existia antes desse período. Os Dias Antigos, termo designado para se referir ao período anterior à Primeira Era, são uma época misteriosa sobre a qual pouco se sabe. Sabe-se, porém, que o mundo era habitado pelos Deuses Anciães, dos quais o único conhecido nos dias de hoje é Jas. A única evidência material desses deuses foi a Pedra de Jas, deixada aqui e encontrada por Guthix quando ele chega em Gielinor. Duas raças também já habitavam Gielinor desde os dias antigos: os TzHaar e os Dragonkin.

Índice

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    A Primeira Era - Criação

    Artigo Principal:  
    Pedra de Jas
    O início da Primeira Era é marcado pela chegada de Guthixnesta dimensão na forma de uma borboleta. Guthix encontra esta "dimensão vazia", conforme ele próprio a descreveu, e a modela de acordo com sua vontade, criando o mundo como o conhecemos hoje e batizando-o de Gielinor . Em seguida, Guthix cria suas próprias formas de vida e dá origem a portais que servem como porta de entrada para outras espécies, a partir dos quais chegam os humanos, elfos, anões, gnomos, dentre outras raças.
    Após dar forma e vida ao mundo, Guthix entra em um estado de hibernação no espaço entre os planetas conforme novos deuses de diferentes planos chegavam, dando fim à Primeira Era.

    A Segunda Era - A Era dos Deuses

    Artigo Principal:  '
    O rosto do Lorde Vazio, Zaros
    A Segunda Erafortemente associada ao deusZaros, é o período que segue à criação do mundo. Também é a era dourada de Zaros, que dominou a maior parte de Gielinor até ser derrotado por Zamorak. A Segunda Era se expande desde o momento em que Guthix se retira para hibernar até a traição de Zaros pelo seu general Zamorak.
    Conforme novos deuses chegavam, eles reuniam seus próprios seguidores e dominavam suas terras. Dentre todos, Zaros era inquestionavelmente o mais notável, com o maior e mais poderoso império que o mundo já vira além de um imenso número de seguidores. Entretanto, após milênios de hegemonia sobre o mundo, seu general Zamorak, que na época era um Mahjarrat e portanto, mortal, consegue a posse do Cajado deArmadyl, após uma série de eventos envolvendo roubos, assassinatos e conspirações. O cajado era um artefato muito poderoso, que conferia poderes quase divinos a quem o usasse.
    De posse do cajado, Zamorak conspira juntamente com aqueles que lhe eram fiéis contra Zaros. Enquanto seus aliados distraem os guardas do inimigo, ele batalha pessoalmente contra o poderoso deus e consegue derrotá-lo, banindo Zaros de Gielinor. O cajado, que havia atravessado Zaros e Zamorak ao mesmo tempo, transfere uma fração dos poderes de Zaros para Zamorak, tornando-o um deus.
    Com a derrocada de Zaros, Zamorak e Saradomin juntam forças para destruir o remanescente de seu império, aniquilando toda a resistência dos seguidores de Zaros. Eventualmente, porém, Zamorak se volta contra Saradomin, dando início às Guerras Divinas.

    A Terceira Era - As Guerras Divinas

    Artigo Principal:  A Terceira Era, período das Guerras Divinas, durou aproximadamente 4,000 anos, desde a traição de Zaros por Zamorak, até o 
    A Porta dos Deuses, na Masmorra das Guerras Divinas
    fim das Guerras e a criação dos Mandamentos de Guthix. Embora SaradominArmadylBandosZamorak tenham sido os principais deuses participantes das Guerras, muitos outros deuses também influenciaram as batalhas. Após aproximados 4,000 anos de guerra constante, Gielinor chegou à beira do colapso e destruição completa. Guthix, acordado pela força do conflito, olhou para o mundo e viu a devastação causada pelas Guerras Divinas. Enfurecido, Guthix ordenou o fim imediato do conflito e criou os Mandamentos de Guthix. De acordo com os mandamentos, os deuses não mais poderiam andar na terra nem influenciar diretamente nos assuntos dos mortais a não ser através de seus seguidores. Se algum deus tentar afetar diretamente o equilíbrio do mundo, um específico rito antigo de seguidores de Guthix o acordariam através de um ritual e então ele remodelaria o mundo como ele jamais fora, destruindo o RuneScape como o conhecemos no processo. Para o Panteão dos Desertos, por ser constituído por deuses menos significativos, foi permitido ficar em Gielinor. .
    Em seguida, Guthix desceu para debaixo da terra, para o que hoje se conhece como as cavernas dos pântanos de Lumbridge trazendo com si a Pedra de Jas. Enquanto ele se sentava e lamentava pelo dano feito ao mundo, ele percebeu que as próprias rochas ao seu redor começaram a chorar com ele, pois absorveram propriedades mágicas das lágrimas de Guthix. As lágrimas continham imenso poder, então Guthix nomeou como guardiã da caverna das lágrimas a serpente Juna. Por fim, ele escondeu a Pedra de Jas e volto a seu estado de hibernação, no qual permanece até hoje.

    A Quarta Era - A Era dos Mortais

    Artigo Principal: 
    Mina de essência rúnica
    A Quarta Era, também conhecida como era dos mortais, durou aproximadamente dois mil anos, desde o fim das Guerras Divinas até a descoberta da essência rúnica.
    Com o fim das Guerras Divinas, as raças mortais finalmente puderam se estabelecer e prosperar. Livres das vontades e ambições dos deuses, humanos, gnomos, elfos, ogros e todas as outras raças puderam criar suas vilas e cidades e crescer. Houveram, porém, muitas batalhas por território e recursos entre as raças. Durante o início da quarta era, a maioria dos humanos vivia em tribos nômades que lutavam não só entre si como também contra tribos de outras raças pela sobrevivência e hegemonia sobre as demais raças. Com o passar do tempo, os humanos começaram a fazer mais assentamentos permanentes por todo o mundo, embora as batalhas contra as outras raças não tenham cessado. Foi nessa era que os elfos entram em guerra civil. Antes disso, essa raça tinha um reino próspero situado na atual Kandarin, mas quando o clã Iorwerth trai os demais clãs élficos e toma controle sobre a majestosa cidade de Priffddinas, o reino élfico em Kandarin entra em colapso e os elfos retornam para seu local de origem em Tirannwn, se isolando das demais raças.
    Existem muitas lendas, contos e poemas deste período que contam sobre as façanhas de muitos heróis tais como Roberto, o Forte, que se destacou por matar muitos Dragonkin, e Arrav de Avarrocka. Nenhuma raça chegou a ter domínio sobre as demais, até que os magos humanos da atual província de Fremennik encontraram por acaso o local de origem da essência rúnica. Esses magos aprenderam como criar pedras mágicas poderosas conhecidas como runas a partir da essência e com elas, executar magia, então começaram a criá-las em larga escala. A confecção das pedras rúnicas se tornou um segredo bem guardado, conhecido somente por poucos magos para que a informação não caísse em mãos inimigas. Estas pedras significavam que muitas pessoas - não apenas magos talentosos - podiam usar magia poderosa. Praticamente qualquer pessoa com um pouco de habilidade mágica podia fazer algo com as runas e, assim, os humanos começaram a dominar todo o mundo. A descoberta da essência rúnica e a habilidade de criar runas e dominar a magia marcam o fim da Quarta Era e o começo da era atual.

    A Quinta Era - A Era dos Humanos

    Artigo Principal: 

    Os assentamentos humanos se tornaram grandes e prósperas cidades. Eles 
    expandiram seus territórios e as tribos humanas se combinaram para formar grandes reinos. Com a vantagem que a magia lhes dava, reinos humanos como Misthalin e Asgarnia cresceram rapidamente até se tornarem os reinos que são hoje. Os magos que descobriram as runas mágicas estabeleceram uma grande torre de magia no sul de Misthalin destinada para o estudo e preservação do segredo da criação das runas.
    Logo, essas runas foram espalhadas pelas tribos humanas vizinhas e o reino humano de Kandarin surgiu. Por algum tempo, as coisas pareciam ir bem para os reinos humanos, que prosperavam com as runas e o domínio da magia. Porém, um grupo de bárbaros proveniente da província de Fremennik que eram contra o uso de magia pois, segundo eles, era um poder digno apenas dos deuses e não dos mortais, iniciou uma campanha militar com o objetivo de impedir que os humanos continuassem a fazer uso de magia. Os bárbaros destruíram um a um todos os altares de criação de runa, da maneira como permanecem até hoje na forma de ruínas misteriosas. Finalmente, os bárbaros foram derrotados e seus descendentes habitam o que hoje é a Vila Bárbara a oeste de Varrock, mas o estrago estava feito. Para piorar, durante um concílio na torre dos magos onde os magos mais poderosos e que detinham todo o conhecimento da criação de runas estavam presentes, um grupo de zamorakianos atacaram a torre e criaram um incêndio que a destruiu, sobrando apenas ruínas. Os magos, salvo alguns raros sobreviventes, foram mortos e a biblioteca da torre foi queimada. Com eles, todo o segredo da criação de runas foi perdido.
    Felizmente, sobraram muitas runas pelo mundo. O suficiente para que os reinos existentes pudessem se defender adequadamente dos invasores, embora não quisessem mais despender runas para expandir suas fronteiras. Deste modo, o mundo ficou em equilíbrio relativo pelos anos seguintes. Este é o ano 169 da quinta era, a torre dos magos foi reconstruída recentemente sobre as ruínas da antiga e seus habitantes procuram descobrir novamente o segredo perdido da criação de runas. É nesse ano que um aventureiro (o jogador) ajuda os magos da torre a redescobrirem o segredo perdido e ganharem acesso novamente à mina de essência rúnica.
    Foi na Quinta Era também que um grupo de humanos da província de Fremennik descobriu Kalaboss, uma península no litoral leste da Terra Selvagem. Acredita-se que na masmorra mais profunda de Kalaboss guarda-se um profundo e sombrio segredo; um poder que despertou a atenção do Mahjarrat Bilrach, responsável pela construção das masmorras de Kalaboss.



    Mod Filipe
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            Saradomin, coloquialmente conhecido como Sara, é o deus da ordem, da sabedoria e da luz e é um dos deuses mais populares. Não se sabe muito sobre seu passado, mas ele possui um vasto número de seguidores, e há muito mais igrejas dedicadas a Saradomin do que a zamorak. A maioria de seus seguidores reside nos reinos humanos de Misthalin, asgarnia. Kandarin e na sagrada ilha de Entrana, mas há muitos outros grupos além dessas áreas. Ao contrário de Zamorak e Guthix, os outros dois principais deuses de Guilenor, seus seguidores consistem quase que exclusivamente de humanos. O símbolo de Saradomin é uma estrela de quatro pontas que é normalmente pintada de prata ou dourado.




    Entretanto, vale salientar que, ao contrário do que muitos pensam, ser o deus da "Ordem" não significa necessari
    Saradomin
    amente o mesmo que ser o deus do "Bem", visto como seus seguidores usariam de artifícios malignos e até do assassinato como uma ferramenta para manter a Ordem, ou seja, pelo "bem maior". Embora algumas das guerras instigadas por Saradomin podem ser descritas como tendo uma causa justa, a Igreja Saradominista é um tanto corrupta, causando suspeita e dúvida nos ensinamentos e crenças de Saradomin, ou, ao menos, das interpretações que seus seguidores fazem delas.
    Embora não se conheça a história de Saradomin anterior à sua chegada emGuilenor, sabe-se que ele chegou aqui pela primeira vez entre o período final daPrimeira Era e o início da Segunda Era. Saradomin teria pisado pela primeira vez nesse universo no local que hoje é a sagrada ilha monástica de Entrana, mais especificamente, no mesmo exato local onde hoje ficam as ruínas do templo da lei.
    Saradomin teria ganhado a simpatia e lealdade dos humanos, que se tornaram seus principais seguidores. Porém, outras raças relacionadas à luz, tais como os centauros e os lendários Icyene (seres alados semelhantes a anjos), também o veneravam. Após a queda de Zaros no fim da Segunda Era, Saradomin teria se aliado a Zamorak, hoje seu arquirrival, para destruir os seguidores remanescentes de Zaros com a intenção de apagar a sua memória do mundo. No entanto, Zamorak se vira contra Saradomin posteriormente, dando início às Guerras Divinas. Ainda durante as Guerras, há evidências que sugerem que Saradomin e Zamorak se aliavam constantemente em batalha para derrotar um inimigo comum, apenas para se voltarem um contra o outro mais tarde.
    Estátua de Saradomin
    Dentro do site do RuneScape pode ser observada pela parte de Saradomin uma natureza arrogante e mentirosa, contrastando com os ideais que prega em seus ensinamentos. Há momentos, por exemplo, em que ele afirma ter feito o mundo, enquanto que há fortíssimas evidências que comprovam que não teria sido ele quem criou o mundo e sim, Guthix, que por sua vez afirma não ter 'criado' o mundo, pois ele já existia e sim ter 'remodelado' Guilenor para o que é hoje. Ele também afirma que no fim das Guerras Divinas, suas forças estavam próximas de vencer de vez as forças de Zamorak, mas então ele teve misericórdia dos inimigos e propôs a paz, quando se sabe que na verdade as guerras estavam prestes a destruir o mundo quando Guthix a interrompeu e baniu os deuses de interferirem diretamente no mundo.

    Saradomin é um dos deuses mais populares e queridos pela população de Guilenor e é considerado o sucessor do deus Armadyl, que embora tivesse uma doutrina bastante similar à de Saradomin, diferia em pequenos pontos da dele (Armadyl tinha uma aproximação maior da paz e da lei que pregava, enquanto Saradomin defende a guerra como forma de impor sua crença). Ele foi permitido ficar em Guilenor nosMandamentos de Guthix devido não só à vasta quantidade de seguidores que possui, como também pelo fato de Guthix tê-lo considerado, juntamente com Zamorak, necessário para manter o equilíbrio entre ordem e caos, enquanto que os outros deuses como Armadyl e Bandosforam banidos. Ainda assim, Saradomin não pode mais interferir diretamente nos assuntos dos mortais diretamente, tendo suas ações largamente limitadas a cuidar e influenciar indiretamente seus seguidores.    


                                          Eis alguns dizeres de Saradomin:





    O Mal deve ser destruído em todas as suas formas, não ignorado de forma a permitir que se espalhe. Se Guthix fizesse da maneira dele, ele permitiria que os malignos Zamorakistas reinassem livremente dentro de minhas terras, espalhando suas forças como um câncer até que eles se incrustassem tão profundamente, que o simples ato de removê-los destruiria o mundo.
    Eu jamais permitirei que tamanha abominação ocorra nessas terras, pois eu não posso viver sofrendo com todo esse mal. Apenas através da purificação nós podemos limpar este mundo de todo o mal, e viver na utopia que minha ordem oferece, no entanto, Guthix tolamente não consegue ver que o meu caminho é o único caminho 

    verdadeiro pelo qual esse mundo poderá florescer!



    Mod filipe
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    Zamorak é o deus do caos, e é um dos Três Grandes Deuses (Saradomin, Guthix e Zamorak). Seu símbolo, como pode ser observado ao lado, é semelhante à letra W, mas também pode ser visto invertido. Zamorak foi o causador das Guerras Divinas e um dos seus principais antagonistas.

    Saradomin é o deus da ordem, e portanto, tem uma doutrina totalmente oposta à de Zamorak. Eles são arqui-inimigos desde que Zamorak declara guerra à Saradomin encerrando a Segunda Era e dando início às Guerras Divinas.


    Índice [mostrar]

    HistóriaEdit
    Chegada a GielinorEdit

    Zamorak já foi mortal. Ele chegou primeiramente a Gielinor no princípio da Segunda Era na forma de umMahjarrat, juntamente com outros de sua espécie. Como ele virou um deus é revelado de forma fragmentada durante várias missões.


    Os Mahjarrat vieram da dimensão de eterna guerra Freneskae, e ficaram sob a liderança do deus desértico Icthlarin. No entanto, com o tempo, os Mahjarrat se aliaram a Zaros, tornando-se seus principais guerreiros em batalha.
    Rebelião contra ZarosEdit

    Zamorak se destacou em batalha como um dos Mahjarrat mais poderosos e saltou aos olhos de seu mestre,Zaros. Grato pelos Armadura rúnica de ZamorakAdded byPalito55serviços prestados a ele e seu desempenho ímpar na guerra, Zaros concedeu a Zamorak o posto de general rapidamente. Zamorak, no entanto, planejava se rebelar contra seu deus. Com a posse do Cajado de Armadyl, que ele consegue através de uma série de circunstâncias descritar na mini-missão das roupas fantasmagóricas, Zamorak e seus seguidores seguiram até o castelo principal de Zaros em Senntisten, a capital do império zarosiano. Enquanto os seguidores de Zamorak seguravam os guardas de Zaros, ele batalhou contra o próprio deus e conseguiu atingir Zaros pelas costas com o Cajado, enfraquecendo-o. No entanto, mesmo com o Cajado atravessado em seu corpo, isso pareceu apenas enfurecer o deus imortal.


    Zaros contra-atacou e após uma batalha lendária, agarrou um agonizante Zamorak pelo pescoço, prestes a matá-lo e encerrar aquela rebelião. No entanto, num milagroso golpe de sorte, Zaros tropeçou e fez com que o Cajado atravessasse tanto ele como Zamorak ao mesmo tempo, transferindo parte dos poderes divinos de Zaros para Zamorak. Zaros gradualmente desapareceu de Gielinor, enquanto Zamorak parecia ficar cada vez mais real.
    Retorno a GielinorEdit

    Os outros deuses de Gielinor ficaram ao mesmo tempo furiosos e com medo de Zamorak por ter derrotado um deles, e o baniram. Alguns anos mais tarde, porém, os poderes de Zamorak cresceram e ele se desenvolveu para o estado de um deus, com poderes que rivalizavam os outros deuses. Zamorak então retorna para Gielinor triunfalmente, recebido por seus seguidores que o ajudaram na rebelião.

    Com Zaros fora do caminho, Zamorak acreditava que podia conquistar Gielinor, então ele se alia a Saradomin para destruir o remanescente do império de Zaros apagando a memória de seu antigo mestre do mundo e para conquistar terras.
    A Guerra dos DeusesEdit

    K'ril Tsutsaroth, general de Zamorak nas Guerras DivinasAdded by Palito55Eventualmente, porém, Zamorak trai Saradomin se voltando contra ele e dá início, assim, às Guerras Divinas.

    Durante as Guerras, seus exércitos destruíram muitas grandes e importantes cidades como Uzer e Ullek durante a Campanha do Deserto Kharidiano. Seu subordinado, Lorde Drakan, destruiu todo o reino Icyene de Hallowland e transformou as belas terras cheias de florestas que antes foram o reino da Rainha Icyene Efaritay nas atuais terras amaldiçoadas e pantanosas de Morytania.

    Suas forças consistiam principalmente de vampiros,Mahjarrat, demônios, goraks, humanos e criaturas de natureza maligna. Acredita-se que os outros deuses odiavam Zamorak ainda mais do que a si mesmos devido à sua natureza traiçoeira, onde ele constantemente quebrava alianças e traía aqueles que antes ele considerava como aliados, e pelo fato de ele ter começado as Guerras Divinas. Na Masmorra da Guerra dos Deuses, Armadyl,Bandos e Saradomin planejavam se aliar para derrotar Zamorak, mas acabaram se voltando uns contra os outros.

    Quando Guthix põe fim às Guerras Divinas, Zamorak é forçado a deixar Gielinor e parar de interferir diretamente no mundo, a não ser através de seus seguidores.

    O lema de Zamorak é: "Força através do Caos"
    Sobre ZarosEdit

    Zaros, sedento por vingançaAdded by FelipebrsZamorak é considerado o sucessor de Zaros. Sabe-se, no entanto, que Zaros não está morto e planeja retornar para Gielinor para ter sua vingança. E isso pode estar muito próximo já que durante a missão Um Templo em Senntisten, o contato com Zaros é restabelecido por seu mais fiel seguidor, o Mahjarrat Azzanadra. No fim da missão é revelado que ele ainda tem bastante influência sobre o mundo, causando um terremoto que destrói uma estátua de Zamorak, revelando suas intenções vingativas e seus enormes poderes.

    Quando um jogador, na sessão Cartas Divinas, diz para Zamorak que Zaros "emergiu das profundezas da terra para destruí-lo", Zamorak diz o seguinte (traduzido do inglês):




                                  "Za-zaros?

    ...Ok, isso não tem graça. Não. Apenas não. Eu não tenho medo de ninguém, ok? Zaros se foi.
    Então não minta para mim ok? Ele se foi, e eu não tenho medo dele mesmo se ele não tivesse ido.

    ELE ESTÁ MORTO.

    Sem medo. Nem sequer preocupado. Nem um pouco. DEFINITIVAMENTE não. É sério. Qualquer um que diga que eu tive sorte da última vez é um mentiroso sujo.
    Hah, você está apenas pregando uma peça no velho Zamorak certo? Certo? Porque eu não estou nem um pouco assustado.
    Então nem tente me assustar desse jeito, porque isso NÃO VAI funcionar.'
    Eu não tenho medo nem um pouco."




    Este diálogo, que pode ser constatado dentro do site RuneScape ([1]), sugere que Zamorak ainda teme seu antigo mestre imensamente. O próprio Saradomin pede para que os jogadores não citem o nome dele. Há um grande medo dos outros deuses em relação a Zaros e eles temem ainda mais que um dia o deus possa retornar para se vingar.
                           
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    Guthix é o deus de tranquilidade, natureza e equilíbrio. Ele deseja a igualdade total e a preservação eterna da ordem natural de toda a existência. Sua principal função é manter o equilíbrio através da justaposição de forças opostas. Guthix é referido como um "ele" por Bandos, Saradomin, e muitos outros, sejam eles seus amigos ou inimigos. Isto é simplesmente por conveniência, já que em certa ocasião, quando indagado sobre seu sexo, Guthix afirma: "Não sou nem homem, nem mulher e ao mesmo tempo sou ambos. Eu sou simplesmente Guthix." Não é nem bom nem mal, embora faça uso tanto do bem quanto do mal (ou nenhum) para alcançar o equilíbrio das forças.

    Guthix afirma: "Eu não posso falar em nome das outras divindades desta terra, mas de mim recebem apenas a satisfação de que tua causa é verdadeira, e que o equilíbrio será servido através de sua escolha", o que implica fortemente que ele não escolhe lados quanto às doutrinas exercidas pelos outros deuses (bem, mal, ordem, caos, etc.), preocupando-se apenas em manter a balança entre forças opostas.

    Após modelar o que hoje é Guilenor de acordo com sua vontade no princípio da Primeira Era, embora outras raças já habitassem essa dimensão, tais como os Dragonkin, Guthix mergulhou em um "sono" profundo após esconder a mística Pedra de Jas.

    Quando ele acordou, os outros deuses (Saradomin, Zamorak, Bandos e Armadyl) estavam destruindo as terras que Guthix criaraGuthix em sua forma humanaAdded by Palito55 durante uma série de guerras cataclísmicas: as Guerras Divinas. De forma a acabar com as Guerras, Guthix cessou o combate e proibiu os outros deuses de interferirem diretamente no mundo de RuneScape, (Já queGuilenor havia sido substituído em nome por RuneScape) com exceção de seus seguidores, através dos Mandamentos de Guthix. De acordo com Saradomin na sessão God Letters, nenhuma das divindades de Guilenor tinha conhecimento da existência de Guthix antes de ele ser acordado pelas Guerras Divinas. Guthix, sentindo grande pena pelo mundo que ele havia modelado e amava tanto, desceu novamente para dormir, mas parou para avaliar os danos causados no mundo e chorou. Após perceber que suas lágrimas haviam conferido às rochas ao redor poderes divinos, ele confiou à Juna a tarefa como guardiã da caverna das lágrimas e a liberdade de julgar quem fosse digno de ter acesso a elas.

    Guthix aparece mais como uma caveira flutuante com cabelos, conforme retratado nas sessões de cartas. Entretanto, Guthix é um transmorfo, ou seja, é capaz de tomar a forma daquilo que desejar. Ele chegou a Guilenor primeiramente na forma de uma borboleta e quando os humanos chegaram, Guthix apareceu para eles na forma humana. Guthix afirma não ter nenhum símbolo divino, entretanto, o símbolo que seus seguidores costumam atribuir a ele é a Lágrima de Guthix (e não uma cobra, diferentemente da crença popular).Símbolo de GuthixAdded byLedstone

    Evidência das cartas dos deuses sugerem que Guthix é o deus mais forte dentre os deuses não-anciães, e Jagex já chegou a afirmar que de fato ele é o deus mais forte, com Zaros estando na posição de segundo mais poderoso. Entretanto, nós não podemos ter certeza, já que Guthix estava em um sono profundo durante todo o tempo em que Zaros esteve em Guilenor, conforme dito pelo próprio Guthix. Guthix afirma ser capaz de afetar eventos futuros caso queira, mas também afirma não fazê-lo pois tal ato iria romper o fluxo natural de eventos.

    Guthix é o único deus natural de Guilenor, enquanto os outros são originalmente de outras dimensões. Ele dorme em meio aos planetas e seu lema é: "Equilíbrio é Poder".

    Eis alguns dizeres de Guthix:
    “ A maioria dos deuses não pode permanecer em uma dimensão onde sua existência não é mais necessária para seus seguidores. Apenas o ato de falar o nome de um deus não lhe dá poder suficiente para entrar nesta dimensão, porém, tendo seguidores, este deus poderá aqui permanecer.

    Eu não sou, entretanto, como os outros deuses; meu poder deriva da terra, dos mares, das plantas e árvores, ele vem da própria essência da vida que aqui habita. É por isso que eu nem procuro ou exigo lealdade de meus seguidores, pois meu poder não é o da crença, mas o da vida em si.

    A única coisa que poderia corromper minhas energias seria a extinção de toda a forma de vida deste mundo, em cujo caso eu seria forçado a deixar esta dimensão para encontrar outra.

    Eu nunca permitiria que tamanha abominação contra o equilíbrio ocorra aqui. ”


    — Guthix


    Após a Primeira Era, Guthix entrou em uma espécie de sono, no qual permaneceu por milênios até ser acordado no fim das Guerras Divinas. Depois de restaurar a ordem e pôr fim às Guerras, Guthix voltou a hibernar, estado no qual permanece até hoje. Sobre essa sua 'hibernação', Guthix afirmou o seguinte:


    Eu sei que o sono de muitos mortais consiste em períodos de inatividade, mas isso não se aplica em meu caso.

    Talvez a palavra 'hibernação' tenha sido uma inexatidão por minha parte; considero a linguagem dos mortais um tanto problemática, assim como tu terias dificuldade em entender a mensagem do vento ou as melodias das areias. Meu sono foi o sono de uma lagarta conforme ela se transforma em uma borboleta, ou o sono de uma semente conforme ela se transforma numa árvore.

    Esse sono consumiu minha atenção por inteiro, pois eu estava juntando e focando meu poder em preparação. Meu descanso não foi um caso de falta de consciência, mas sim, um foco de concentração tão grande que chegou a excluir todas as outras formas de atividade por minha parte. ”


    — Guthix
    Religião

    Guthix é o deus do equilíbrio e da natureza, o que significa que ele não favorece as opiniões de um deus sobre os demais, embora muitos seguidores de Guthix tendam a simpatizar mais com o caminho de um dos outros deuses, como o caos e a destruição de Zamorak ou a ordem e a sabedoria de Saradomin. Guthix pessoalmente prefere que a terra seja dividida e os outros deuses sejam livres. Saradomin discorda fortemente, porém, já que ele não deseja que Zamorak tenha liberdade para fazer o que quiser.Última forma conhecida de GuthixAdded by Palito55Muitos jogadores creem que Guthix é meio malevolente e meio benevolente, mas este não é o caso. Guthix não é nem bom nem mal.

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